O que é gastrite?
- Dr. Caio Magrini
- 9 de jul. de 2024
- 2 min de leitura

Definição
É definida pela inflamação da mucosa do estômago e possui diversas causas, como: infecciosa, uso de medicamentos, autoimunone e/ou álcool.
Sintomas
Sintomas relacionados com a gastrite são: dor na região superior do abdome, sensação de estufamento, diminuição do apetite, náuseas e vômitos, porém nem sempre pacientes com gastrite apresentarão sintomas.
Diagnóstico
Exames complementares não são sempre necessários, podendo o tratamento ser orientado através da história clínica e fatores de risco.
O principal exame para o diagnóstico é a endoscopia digestiva alta. Exame no qual é possível a avaliação visual e microscópica (através de biópsias) da mucosa do estômago.
A infecção pelo Helycobacter Pylori (H. Pylori) é uma das causas da gastrite, podendo ser diagnosticado através de biópsias na endoscopia digestiva alta, por exame de sangue, respiratório e de fezes. Quando realizado seu diagnóstico, pode ser necessário o seu tratamento que inclui o uso de antibióticos e exames para controle de cura.
Tratamento
A causa da gastrite pode ter diversos fatores, dessa forma o tratamento consiste em investigar e eliminar as causas.
Medicamentos como inibidores de bomba de prótons ( ex: omeprazol), antiácido (ex: hidróxido de alumínio) e inibidores do recepetor da histamina (ex: famotidina), podem ser utilizados no tratamento.
Conclusão:
A gastrite consiste na inflamação da mucosa do estômago, podendo ter diversas causas e tratamentos. Sintomas persistentes e de forte intensidade deverão ser investigados por um especialista, pois podem estar relacionados a doenças mais graves.
Para uma investigação e acompanhamento personalizado, entre em contato.
Referencia bibliográfica
- ANDRÉ , Eduardo; FILHO, José. Gastrites e úlcera péptica. In: A GASTROENTEROLOGIA no Século XXI. I. ed. [S. l.]: Manole, 2018. p. 144-168.
- GASTRITIS: Etiology and diagnosis. Uptodate, 1 jul. 2024. Disponível em: https://www.uptodate.com/contents/gastritis-etiology-and-diagnosis. Acesso em: 3 jul. 2024.




Comentários