Síndrome do intestino irritável (SII)
- Dr. Caio Magrini
- 22 de jul. de 2024
- 2 min de leitura

Definição
É uma alteração do eixo cérebro-intestino caracterizada por dor abdominal crônica e alteração do hábito intestinal, sem a presença de doença orgânica. É um distúrbio com elevada prevalência e pode acometer tanto homens como mulheres.
Fatores que podem estar relacionados com a Síndrome do intestino irritável (SII) são:
Alteração da flora bacteriana intestinal (ex: supercrescimento bacteriano);
Intolerâncias alimentares
Infecções
Estresse
Ansiedade e depressão
A síndrome do intestino irritável pode ser dividida em:
SII com predominância de diarreia (SII-D): a alteração do hábito intestinal costuma ser diarreia.
SII com predominância de constipação (SII- C): a alteração do hábito intestinal costuma ser constipação.
SII mista (SII-M): a alteração do hábito intestinal oscila entre constipação e diarreia.
SII não classificada: o paciente tem os critérios para o diagnóstico de síndrome do intestino irritável, mas não pode ser categorizado nos outros 3 subtipos
Diagnóstico
O diagnóstico de síndrome do intestino irritável é baseado em critérios pré-definidos por um consenso de especialistas (ROMA) e consiste em: Dor abdominal recorrente, pelo menos 1x na semana, nos últimos três meses, associado a dois dos critérios:
-relação com a defecação
- associado com a consistência das fezes
- relação com a frequência de evacuações.
O diagnóstico de síndrome do intestino irritável pode ser realizado após afastar causas orgânicas para os sintomas. Exames complementares podem ser necessários, especialmente em pacientes com sintomas de alerta (ex: perda de peso, sangue ou pus nas fezes) ou em pacientes que se enquadram para a investigação de câncer colorretal e não o fizeram.
Tratamento
O tratamento é multidisciplinar, incluindo: atividade física, psicoterapia e alteração dietética.
Pacientes com síndrome do intestino irritável podem se beneficiar de uma dieta pobre em alimentos produtores de gases, como a dieta low FODMAPs, que consistem em dieta que exclui carboidratos altamente fermentativos (Ex: frutose, lactose,trigo e alguns tipos de frutas). Suplementação de fibras insolúveis podem ser utilizada.
Diversas classes de medicamentos podem ser utilizados, a depender dos sintomas prevalentes como: laxantes osmóticos, procinéticos, antiespasmódicos, probióticos, antidepressivos, antidiarreicos, entre outros.
Conclusão:
A síndrome do intestino irritável é um distúrbio com elevada prevalência. O diagnóstico é baseado em critérios clínicos, porém deve ser afastada doenças como o câncer colorretal, doença inflamatória intestinal e intolerância alimentar. O tratamento é multidisciplinar e pode ser desafiador, devendo ser realizada por um especialista, já que os sintomas podem impactar de forma significativa a vida do paciente.
Referências bibliográficas:
- Schmulson MJ, Drossman DA. What Is New in Rome IV. J Neurogastroenterol Motil. 2017 Apr 30;23(2):151-163
-Quigley EM. Bacterial flora in irritable bowel syndrome: role in pathophysiology, implications for management. J Dig Dis. 2007
- WALD, Arnold. Treatment of irritable bowel syndrome in adults. Uptodate, jun. 2024. Disponível em: https://www.uptodate.com/contents/treatment-of-irritable-bowel-syndrome-inadults?search=sindrome%20do%20intestino%20irritavel&source=search_result&selectedTitle=1%7E150&usage_type=default&display_rank=1#H106781142. Acesso em: 14 jul. 2024.
Comments